Primeiros Tabletes de Chocolate


Surgimento dos tabletes




Ao produzir o chocolate sem gordura, Van Houten obteve um excedente de manteiga de cacau, o que teve grande importância para a evolução do chocolate. O reaproveitamento desse ingrediente para melhorar a textura do chocolate sólido, até então muito seco e  quebradiço, permitiu à companhia inglesa Fry, em 1847, fundir o primeiro tablete, que qualificou de "chocolate gostoso de comer".

Embora ainda fosse muito duro comparado aos atuais, o primeiro tablete alcançou enorme sucesso no mercado da época.
Na França, Émile Menier tentou de todas as maneiras melhorar a qualidade do chocolate e reduzir seu preço de custo. Pioneiro no ramo, Menier foi o primeiro a construir em 1870, em Noisiel, uma fábrica modelo, cujos prédios foram implantados de acordo com as etapas da produção.
Com isso, conseguiu uma redução espetacular no preço de venda e a total democratização do consumo.
A sábia estratégia permitiu à fábrica arrebanhar inúmeras medalhas, reproduzidas na embalagem amarelo canário dos tabletes.





O acaso se encarregou de dar uma ajuda àquele que se tornaria o tablete dos tempos modernos, o chocolate que derrete, cuja técnica nasceu na Suíça em 1879. Conta-se que Rodolphe Lindt, fabricante de chocolate neófito e desajuizado, saiu para caçar num fim de semana e esqueceu de desligar sua máquina.






A massa de chocolate e a manteiga de cacau ficaram girando no misturador durante três dias e três noites.

Quando Lindt voltou, o chocolate que saiu das tinas, possuía uma textura lisa e aveludada.
Depois de resfriado e colocado nas formas, derretia milagrosamente na boca.

A receita de Lindt foi considerada uma fórmula mágica, porque os melhores químicos europeus analisaram os novos tabletes sem conseguir deslindar o enigma.

Foi preciso esperar até 1901 para que o segredo caísse em domínio público e mais alguns anos para que todos os amantes do chocolate pudessem usufruir da excelência desse novo processo.


Voltar

-

Créditos
Larousse do Chocolate (Pierre Hermé)
Lindt

0 comments:

Post a Comment

Deixe sua opinião!