Conhecendo a Baunilha



É do interior da fava da baunilha que saem os minúsculos grãos que exalam aquele perfume maravilhoso, doce e delicado, que falo muito aqui.

A baunilha é usada largamente na aromatização de sorvetes, cremes, chocolates, bebidas e produtos de confeitaria, além de ser também utilizada na perfumaria para a produção de essências para a fabricação de perfumes, sabonetes, cremes e em pequena escala como uso medicinal.


Além de seu uso na culinária, os frutos de baunilha também são utilizados na confecção de artigos de artesanato no México.

A vanilina (que da o aroma a algumas essências) é um dos compostos aromáticos mais apreciados no mundo e um importante flavorizante para alimentos, bebidas e é usada também em produtos farmacêuticos.

A baunilha contém em sua composição os ácidos acéticos, ácidos vanilil etílico, açucares, álcool etílico, ceras, cinamato, eugenol, fermentos, furfurol, gorduras, mucilagens, resinas, taninos e a vanilina.

Ela possui vários efeitos como prevenção de doenças, antimutagênico, antioxidante, conservante e antimicrobiano.

A espécie mais plantada comercialmente e a que fornece produto de melhor qualidade é a Vanilla planifolia, originaria do México

As duas outras espécies mais conhecidas, Vanilla pompona e Vanilla tahitiensis, são pouco cultivadas e fornecem um produto de qualidade inferior.

Eu só sei que quando conhecemos a baunilha de verdade não tem mais volta. Adeus essências, adeus qualquer outra coisa que seja artificial em relação a esse sabor e perfume maravilhoso que tem as sementinhas mágicas quando saem da fava da baunilha. :)
Com certeza vale a pena usá-la sempre em nossas receitas. Nada melhor que um crème brûlée ou um sorvete de baunilha extraída direto da fava, huuummm!
Quem ainda não experimentou já sabe: caminho sem volta (que vale a pena!)

Foto

0 comments:

Post a Comment

Deixe sua opinião!