Cupcakes de baunilha




Já perceberam que eu adoro cupcakes, né? :D São tão lindos e práticos. Já fazia tempo que eu estava querendo fazer essa cobertura exagerada (açúcar na veia rs) e sem pensar muito para não desistir, resolvi fazer.


Essa massa de baunilha (baunilha de verdade) é deliciosa e com qualquer recheio ou cobertura fica incrível.Você pode usar formas maiores se preferir e fazer um bolo grande.






CUPCAKES DE BAUNILHA COM PRALINÉ DE AMÊNDOAS

Primeiro faça o praliné de amêndoas, pode usar essa receita.

Para 24 cupcakes grandes

3 xícaras de farinha
2 colheres de chá de fermento em pó
1 colher de chá de sal
1 1/2 xícara de manteiga em temperatura ambiente
2 1/4 xícaras de açúcar
1 colher de chá de extrato de baunilha
1 xícara de leite
8 claras

Pré-aqueça o forno à 175 graus.

Peneire a farinha, o fermento, o sal e reserve.
Bata as claras em neve com 1/4 de açúcar (em picos firmes, mais ou menos 4 minutos) e reserve.
Bata a manteiga com o restante do açúcar até obter um creme claro e fofo (de 3 à 4 minutos), junte a baunilha. Em velocidade baixa acrescente a farinha, aos poucos, alternando com o leite (sempre comece com a farinha e termine com ela).
Junte as claras nessa mistura, delicadamente.
Encha forminhas e asse por aproximadamente 25 minutos.


FROSTING (cobertura/glace)

1 1/2 xícaras de açúcar
2/3 xícara de água
2 colheres de sopa de glucose de milho
6 claras em temperatura ambiente
1/2 colher de extrato de baunilha

Leve ao fogo o açúcar, a água e a glucose mexendo até o açúcar dissolver. Deixe no fogo até atingir 118 graus.
Enquanto isso, bata as claras em neve. Assim que a calda de açúcar atingir os 118 graus, adicione em fio nas claras. Bata até esfriar (7 minutos aproximadamente) e adicione o extrato de baunilha. Use imediatamente.

Quando os cupcakes estiverem frios, coloque o frosting e jogue o praliné.






As receitas são da Martha Stewart, adaptadas por mim.

Espero que gostem. :D


Quanto ao filme de ontem (Halloween - O início), até que deu um certo medinho. O Paulo gostou. haha

11 comments:

tatiane said...

Parecem tão macios estes cupcakes, tem tudo o que eu gosto, rs.
Ah, fiz o cookies de blueberries, são deliciosos, pena que não ficaram bonitos como os seus...
bjs

Marly said...

Ai, que fotos tentadoras, Lau! a massa realmente parece ficar bem fofinha! E essa cobertura? é o merengue intaliano! eu a uso muito no meus bolos!
Beijinho e boa semana!

Nane Cabral said...

Que fotos lindas, amei! amo cupcakes e fiquei louca p fazer. Bjinhos, Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com

Tatiana said...

Mais uma das suas maravilhas! Lindo demais! Lau, me diz uma coisa, essa cobertura aguenta bem fora da geladeira? Quero fazer no aniversário da minha afilhada, mas ainda não decidi a melhor cobertura...tenho medo de derreter...

Bjs

sugestaododia said...

São lindos mesmos, principalmente os seus!
E baunilha é tudo de bom, né?
Amei!

Bjs,

Dani
http://sugestaododia.wordpress.com/

Cuca said...

Lau, você me deixa doida com essas fotos!! Os cupcakes ficaram lindos, lindos!!!
E amo baunilha!!!
Beijos*

Lau Verrengia said...

Marly, que bom que gostou. A massa fica bem fofinha e é muito saborosa. O frosting é um tipo de merengue italiano. :)

tatiane, você vai gostar dos cupcakes, são bem fáceis de fazer e muito saborosos. Que bom que fez, fico muito feliz! Aposto que ficaram bonitos sim, quero ver hein! ;)

Nane, que bom que gostou, são muito gostosos, a massa é tão macia. Quando vi fiquei morrendo de vontade de fazer e valeu a pena. :D

Tatiana, obrigada, que bom que gostou. Eu testei com alguns cupcakes e deixei 24 horas, a cobertura está igualzinha (e o calor aqui em SP está insuportável, MUITO quente mesmo). Resiste bem. Você pode fazer uma ganache também. ;)

sugestão do dia, obrigada. :D eu amo baunilha, é demais mesmo. Beijos

Cuca, se fosse minha vizinha seria mais fácil, né? Assim eu poderia dividir algumas calorias com você. haha
Tem calorias que valem a pena... se bem que dizem que comendo com prazer não engordamos, e esses docinhos me dão muitos momentos de prazer... também amo baunilha, o extrato puro é delicioso, as sementinhas então, são mágicas! Um beijo

Donna Dani said...

Que delícia este seu cantinho e as receitas. Gostei que vc não usou manteiga na cobertura, deve ter ficado um creme mais leve e delicioso!
Gamei!
Bjks

Lau Verrengia said...

Que bom que gostou, Dani. Sabe que também adorei o teu. ;)
Esta cobertura é deliciosa, ótima para quem não gosta das coberturas amanteigadas. :D
Beijos

Fabiana said...

Lau,
Que cupcakes mais perfeitos!!!
Anotei a receita do seu glace.
Sempre fico a procura de uma cobertura perfeita que agrade a todos.
O de manteiga eu gosto, mas alguns acham que fica um gosto muito forte da manteiga, por isso, vou variando e testando outras coberturas.
bjs

Lau Verrengia said...

Fabiana, que bom que gostou! :)
realmente a cobertura de manteiga não é para todos, eu até gosto, mas prefiro uma ganache ou esse glace. Experimenta e depois me conta.
Beijo

Post a Comment

Deixe sua opinião!