Texas Sheet Cake




Quando vi este bolo no blog da Bakerella senti que tinha alguma coisa especial nele. Quando vi a reação das pessoas que comentavam, tive certeza. O bolo é um escândalo: delicioso, úmido e o sabor persiste, quase esqueci que tinham outras pessoas para experimentar. :D

O bolo é chamado de Texas Cake e Texas Sheet Cake. Surgiu em 1963.


Só tenho uma coisa a dizer: façam este bolo o mais rápido possível!





Eu quase não acreditei que ficaria tão bom de tão fácil e rápida que é esta receita.
Eu nem lembro em quanto tempo fiz, só sei que foi muito, muito rápido.


PARA O BOLO:

2 xícaras de farinha
2 xícaras de açúcar (usei 1 xícara)
1/4 colher de chá de sal

200g de manteiga (mais ou menos 1 xícara)
4 colheres de sopa de cacau em pó (usei Barry 100%)
1 xícara de água fervente

1/2 xícara de buttermilk
2 ovos
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de extrato de baunilha


PARA A COBERTURA:

1/2 xícara de nozes picadas (usei pistaches e amêndoas)
1 3/4 de xícara de manteiga
4 colheres de sopa de cacau em pó
6 colheres de sopa de leite
1 colher de chá de extrato de baunilha
1 libra (453g) e 1/2 xícara de açúcar (usei bem menos)


COMO FAZER

Pré-aqueça o forno à 175 graus.

Misture a farinha, o açúcar e o sal.

Em uma panela, derreta a manteiga, misture o cacau em pó e mexa bem. Acrescente a água fervente e deixe a mistura ferver por 30 segundos. Despeje na mistura de farinha e mexa levemente até esfriar um pouco.

No copo medidor, coloque o buttermilk e adicione os ovos batidos, o bicarbonato de sódio e a baunilha. Misture bem.
Despeje na mistura de chocolate, coloque numa forma baixa (usei uma grande para o bolo ficar mais fino), asse por aproximadamente 20 minutos.

Enquanto o bolo assa, prepare a cobertura:

Pique as nozes.
Derreta a manteiga numa panela, misture o cacau e desligue. Adicione o leite, a baunilha e o açúcar e mexa bem com um fouet. Acrescente as nozes, misture e despeje no bolo quente.

Corte em quadrados e cuidado, muito cuidado para não comer o bolo todo! ;)


Eu não consegui aguentar e comi um pedaço quentinho, logo que saiu do forno. Meu Deus, parecia que eu estava sendo transportada ao paraíso de tão DELICIOSO que é este bolo. Se não é o melhor que já comi, está muito próximo.




Façam agora mesmo! :D

17 comments:

PAULO RT said...

Ai Lau, realmente é muito bom este bolo, sabor intenso e marcante.
Foi difícil não comer mais 2 pedaços. Ainda mais para nós que amamos chocolate.
Esse bolo é obrigatório.
Ótimo achado.

Margarida said...

Estas fotos estão escandalosamente provocantes!! Este bolo não me vai sair da cabeça enquanto não o fizer.. : )
**

Marly said...

Eita! eu também estou ansiosa para fazer esse bolo. Eu o vi no 'Piooner Woman' e, desde então, estou querendo fazê-lo. Mas vou esperar o fim de semana, pois estou restringindo (como posso)os
doces! O seu ficou com ótima aparência!
Beijinho

SoraiaSilva said...

As fotos ficaram fantásticas e o bolo deve ser uma loucura de tão bom.. Que aspecto, meu Deus!!!
Já estou com água na boca :p
Beijinhos*

Tatiana said...

Lau...vou fazer agorinha!!!
Fui

Fabiana said...

Lau,
Olhando para essa foto e vendo os seus comentarios sobre o bolo, não
tem como não fazer...
bjs

Carol said...

A Fabi tirou as palavras dos meus dedos, pela foto e pelo seu post, não há como não fazer, céus!! Beijos

Tatiana said...

Fiiiz!!! Lau que maravilha!!! Confesso que fiquei meio em pânico com a quantidade de manteiga e açúcar, mas o sabor compensa o estrago kkkkk....amanhã coloco no blog.

Bjs

tatiane said...

Lau, que absurdo esse bolo! Com certeza está na lista de receitas a fazer.
Ah, não fotografei os cookies, eles ficaram feinhos mesmo, rs, em compensação, acabaram rapidamente! Qdo fizer de novo, vou caprichar nas bolinhas para ficar bonito.

Sylvia said...

Esse é o tipo de bolo que adoro, parece ser super umido e delicioso. Ja salvei a receita para tentar,depois que perdermos os dois quilinhos a mais que estamos com meu marido

Rita said...

Agora não, tá tarde. Mas amanhã eu faço. E depois te conto.
;-)

Rachel said...

Menina, assim você nos mata!
Quem resiste a um bolo assim!!!
Pro fogão, já!
Bjuss!!!

sugestaododia said...

Que perfeição!!!
:)

Não tenho dúvidas de que fica delicioso!

Bjs

Rita said...

Oie!
Adivinha... yes, I did it! Acabei de fazer, fotografar, comer, lamber e dar saltihos de OBA OBA DEU CERTO. Thank you, dear!! I loved it.
Adendo: na próxima vez (sim, haverá uma próxima vez, certamente) não vou colocar nadinha de crunchy stuff na cobertura. Adorei a cobertura e agora tô aqui sonhando como ela seria sem as castanhas (usei castanhas)... bom, mais detalhes, no Estrada Anil, amanhã - porque agora é banho e cama (feliz e de barriga cheia).

Bjs...
Rita

p.s. Seu blog é liiindo! Congrats!!

argas said...

Lau, que guloso esse bolinho!! Dá vontade de correr para a cozinha e experimentar! :D

Quanto à frutinha, por cá se chama physalis ou tomate-de-capucho. Também é difícil de encontrar, quando vejo compro sempre uma caixinha! Adoro o sabor! :)

bjinho

Lau Verrengia said...

Meninas, que bom que gostaram, fico feliz! :D
Quando vi este bolo senti a mesma coisa que vocês, podem ter certeza. :D
Imaginei o sabor, as texturas, babei e fui para a cozinha de madrugada preparar esta delícia. E vale a pena cada caloria, é um bolo delicioso mesmo!
Podem reduzir a quantidade de açúcar e manteiga que fica ótimo, eu fiz isso também.
Beijos!

Tati, o teu bolo ficou LINDO! Fiquei tão feliz quando vi que fez e gostou. :D

Rita, oba! Que bom que gostou e deu certo teu bolinho, ficou LINDO também. Um beijinho

Nana said...

Vim conhecer o seu blog através da Fabi que fez essa receita, menina que tentação isso?? eu já me acabo com um simples bolo de chocolate hehehe imagina nessa receita.
Bjss

Post a Comment

Deixe sua opinião!